como-conseguir-um-2020-de-sucesso-em-vendas

Como conseguir um 2020 de Sucesso em Vendas

Com 2019 quase a terminar é hora de refletir com a sua equipa sobre o ano que passou e planear o ano seguinte.

Para a equipa Sucesso em Vendas, este foi, sem dúvida um ano fantástico onde conseguimos atingir grande parte dos nossos objetivos, e terminamos 2019 motivados e cheios de planos para ter um 2020 ainda melhor.

Mas como conseguimos alcançar esse Sucesso? A verdade é que nem tudo foi uma “mar de rosas” e nem sempre tudo correu como previsto, mas a troca de ideias e o planeamento foram fundamentais para conseguirmos seguir o caminho mais correcto.

Hoje, vou partilhar consigo o que foi essencial para melhorarmos os nossos resultados e que pode aplicar também na sua equipa para ter um 2020 de sucesso com uma equipa unida e motivada para alcançar os seus objetivos.

Em 2019 estas foram as ações diferenciais que implementámos na Sucesso em vendas e que nos ajudaram a atingir resultados excepcionais:

1. Ter uma equipa feliz e motivad

Ter uma equipa motivada e focada em fazer o melhor é um passo gigante para o Sucesso! Se as pessoas tiverem responsabilidade e estiverem comprometidas alcançamos resultados fantásticos, para isso é preciso conhecer cada elemento da sua equipa e entender de que forma eles são mais produtivos, que sonhos têm e querem alcançar e como a empresa pode ajudar nessa concretização. Na Sucesso todos os elementos têm reuniões individuais com um Coach que ajuda a definir objetivos (pessoais e profissionais) e a traçar ações para as alcançar. Tem funcionado muito bem, por exemplo o Francisco já deixou de fumar e a Ana terminou a pós graduação 🙂

2. Defina objetivos

É  fundamental definir com cada elemento da sua equipa quais os seus objetivos e o que é necessário para os alcançar, dessa forma todos têm uma linha orientadora e um propósito. No nosso caso, estes objetivos são analisados pela minha Treinadora Adjunta que reúne individualmente com cada elemento para dar seguimento e feedback.

3. Reunir mensalmente a sua equipa

Embora às vezes seja um desafio juntar todos no escritório, nós temos conseguido Reunir a equipa pelo menos 1x por mês para fazer um balanço do mês anterior e projetar o mês seguinte. É fundamental que cada elemento da equipa sinta que está a trabalhar para um todo e por isso traçamos sempre metas mensais, emocionais e numéricas seja de clientes a conquistar, acompanhar ou ações de marketing a implementar.

4. Fazer formação

Esta para mim é uma das ações obrigatórias, eu próprio todos os anos defino uma formação ou evento onde quero ir e aprender com os melhores e por isso exijo o mesmo da minha equipa, todos temos sempre algo a aprender. Todos os elementos da minha equipa têm liberdade para pedir ou eu mesmo sugiro ações para que eles se possam inspirar e aprender. Se nós tivermos mais preparados conseguimos levar o melhor aos nossos clientes.

5. Fazer um Briefing diário

Eu e a minha equipa passamos muito tempo fora do escritório e muitas vezes não sabíamos o que cada um estava a fazer ou como tinha corrido o dia. Então decidimos criar um grupo no whatsapp onde partilhamos todos os dias de manhã as nossas principais tarefas para o dia e no final do dia fazemos a análise de como correu. Dessa forma, estamos sempre em contacto e par de tudo o que acontece!

6. Team building ou relacionamento fora do escritório

Isto é algo que valorizamos muito na Sucesso em Vendas, a equipa junta-se e saímos do escritório para fazer uma atividade diferente, que nada tenha a ver com o nosso dia a dia. Este ano já fizemos 2 atividades fora do escritório na primeira, fomos fazer canoagem e um escape room e na segunda fomos jantar e ter uma noite muito louca no Revenge of the 90´s. Sem dúvida que estas atividades foram essenciais para nos unir enquanto equipa e refletiu-se depois no nosso dia à dia. De tal forma, que em Janeiro já temos outra atividade marcada mas desta vez vamos ao Cirque du Soleil.

Num ano em que a equipa aumentou, estas ações foram essenciais para o nosso sucesso. Com uma equipa maior e muita coisa a acontecer, percebemos que andávamos ao sabor da maré e que faltava orientação e planeamento para remarmos todos para o mesmo lado. Foi sem dúvida um ano de aprendizagem que terminou da melhor forma, e estas ações foram a força que precisávamos para nos alinharmos enquanto equipa e alcançarmos o sucesso!

Abraço e um feliz 2020!

Pedro Ruivo – CSO – Crazy Sales Officer

Tags: No tags

Comments are closed.