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Como medir o progresso da sua equipa de vendas em 2014 e ainda preparar o novo ano

Estamos a chegar ao final do ano e esta é sempre uma altura interessante para analisar resultados da sua equipa de vendas. Tentar perceber o que funcionou e o que não funcionou, fornece boas pistas sobre quais devem ser as suas metas para 2015.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos uma estratégia de análise bem simples que pode fazer à sua equipa de vendas.

Esta metodologia serve para analisar não só as os resultados de 2014, mas também para projetar os resultados da sua equipa de vendas para os próximos anos.

Esta análise será uma análise interna sua, ok? No futuro, pode (e deve) reunir-se com a sua equipa e fazer um balanço geral. Mas para já o nosso objetivo é que faça apenas uma análise pessoal e isolada.

Preparado?

Só vai precisar de 2 coisas:

  • Uma folha A4
  • Uma caneta

Vamos lá.

O primeiro passo para analisar o progresso da sua equipa de vendas durante este ano é dividir a folha em 4, tal como mostramos na imagem abaixo.

Agora, no canto superior esquerdo escreva tudo aquilo que correu bem em 2014. Aqui estão alguns pontos que pode incluir:

  • Número de vendas
  • Faturação
  • Feedback dos clientes
  • Número de clientes angariados
  • Ticket médio do cliente
  • Outros

Não necessita de ser demasiado perfeccionista nesta análise. Faça apenas um balanço geral.

No canto superior direito, escreva tudo aquilo que não correu bem em 2014. Use os pontos anteriores e, além disso, pense também nas metas emocionais tais como o relacionamento entre a equipa, a motivação dos seus vendedores, etc.

Enquanto que os 2 quadrantes superiores servem para analisar, os 2 que estão abaixo servem para sonhar. No que está no canto inferior esquerdo, defina aquilo que quer para a sua equipa em 2015.

Pense em:

  • Quanto quer vender?
  • Que aspetos emocionais quer melhorar?
  • Como pode melhorar o método de vendas da sua equipa?
  • Como vai superar os seus concorrentes em 2015?

Escreva tudo aquilo que quer melhorar na sua equipa de vendas, por mais irreal que isso possa parecer.

Gostou da sensação?

Se sim, tenho a certeza que vai adorar o 4º quadrante. Nele, vamos imaginar o que quer para a sua equipa de vendas em…2020!

Pensar 5 anos à frente, vai impedir  que olhe apenas para o que quer nos próximos 365 dias. Pensar no espaço de um ano é algo, por vezes, muito redutor e condiciona a sua visão de futuro.

Génios como Steve Jobs e Jeff Bezos já sabiam o que queriam para a sua empresa nos próximos 5 ou 10 anos. O nosso objetivo com o 4º quadrante é que você também pense dessa forma, ano após ano.

Depois de ter concluído todos os passos, terá uma visão geral daquilo que correu bem nesse ano, no que não correu, mas acima de tudo o que deve fazer!

O que achou desta metodologia?

Aplique e depois diga-nos os resultados!

Boa semana,

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

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