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O que o Cristiano Ronaldo me ensinou sobre Sucesso em Vendas

O Cristiano Ronaldo é sem dúvida uma referência para todos os portugueses, quer se goste ou não de futebol ou até mesmo da pessoa, factos são factos e ele é um profissional de excelência com conquistas extraordinárias. E por isso, fiquei super entusiasmado em ver a entrevista que ele deu recentemente à TVI e não resisti em partilhar as ligações que fiz dos hábitos e técnicas que ele usa, e que que acredito que aplicadas no nosso dia a dia de vendas dão mais Sucesso.

“O mais importante é ter talento (…) se tu vires os grandes atletas de outros desportos, ou os grandes cientistas que ganham prémios (…) são todos grandes trabalhadores. (…) Gosto de “copiar” os bons exemplos, não só ao nível do desporto, noutras áreas também, e tento me educar dessa maneira.”

  • É bom aprender, e nos inspirarmos no que as outras pessoas fazem bem, como outros bons Vendedores de outras áreas e identificar neles os comportamentos e os detalhes que fazem para ter mais vendas e depois replicar no nosso dia a dia. 

“Eu trabalho sempre com o intuito de ganhar coisas coletivas…”

  • Vendas também é uma atividade coletiva, o Vendedor é apenas uma parte da equipa (compras, logística, fabricação, distribuição, administrativa, financeira, marketing, …) que tem de funcionar na perfeição para o cliente ficar satisfeito, repetir a compra e gerar recomendações a outros clientes.

“Eu sou uma pessoa obcecada pelo Sucesso, no bom sentido da palavra” 

  • O foco é fundamental em vendas, o que eu imagino e as etapas que eu faço durante uma venda podem condicionar o sucesso. 

“Eu levanto-me todos os dias com o intuito de ser um grande profissional, trabalhar para conquistar coisas, porque é o meu trabalho.”

  • Todos os dias temos de ter uma motivação, para cada venda e para cada contacto com o cliente, ter um resultado positivo a alcançar.

“O que depende de mim é ir para o campo, dar o meu melhor, dar troféus à seleção, dar trofeus à Juventus”

  • Ter a capacidade de durante o processo de vendas me focar apenas nos fatores que dependem só de mim enquanto Vendedor, aumenta muito os níveis de concentração, de eficácia e de eficiência em vendas. E depois perceber que representamos uma instituição, uma marca e o que queremos é contribuir para o seu sucesso. 

“Desfruta o momento, o presente é excelente e é continuar a desfrutar”

  • Sofrer por antecipação em vendas também não dá resultado. Ter consciência do presente, e que se eu estiver a dar o meu melhor agora, o sucesso em vendas vai acontecer já ou num futuro próximo.

“Eu sou uma pessoa que gosta de desafios, eu não gosta de estar numa zona de conforto, (relativamente a Madrid) já era demasiado (uma zona de conforto) (…) queria um novo desafio”

  • Ter novos desafios em vendas é fundamental para aumentar a motivação e resultados, novos clientes, novos produtos, novas zonas, … Se está numa zona de conforto, fale com o seu Diretor Comercial, peça um novo desafio.

(Relativamente ao trabalho que fez com o Francis Obikwelu) “É uma experiência diferente. (…) se comeres sopa todos os dias vais-te enjoar (…) se não quiseres evoluir e te baseares só no mundo do futebol, vai ser pequeno. (…) É uma experiência nova (…) aprendes sempre alguma coisa”  

  • Ter a mente aberta para novas experiências com outras áreas complementares à comercial, como o marketing digital, produção, investigação e desenvolvimento, entre outras, vão dar mais criatividade, conhecimento e resultados em vendas pois vou ter mais conhecimento para partilhar com os meus clientes.

“Se tu pensas que sabes tudo nunca vais chegar a um nível que eu cheguei. Eu tento sempre aperfeiçoar e aprender. – E divertiste-te? – Muito”.

  • A melhoria contínua, combinada com a diversão do treinar, simular, dá mais vendas reais de sucesso. É necessário usufruir do processo de aprendizagem e assumir que estamos sempre a aprender com TODOS.

“Eu durmo bem, de consciência tranquila, porque sei o que sou…”

  • É o mais importante também em vendas, fazer o bem para o cliente, para nós e para a nossa empresa.

“A vida do futebol desgasta-te muito, chegas a casa controlas o teu próprio mundo, onde eu consigo controlar a minha vida é na minha casa, com as pessoas que eu mais gosto. (…) O mais importante na vida não é o futebol.”

  • Concordo, ter sucesso em vendas não é o mais importante na vida, o mais importante é sentir-me bem comigo próprio, com o que faço e com os outros. A nossa profissão é só um detalhe da nossa vida, não é toda a nossa vida.

“Desligar o cérebro e focar-me na minha paixão e naquilo que gosto de fazer”

  • Ter esta capacidade também em vendas é muito boa. Pois permite pensar no que realmente é importante em cada momento. E se estou com um cliente, tenho de aproveitar esse momento ao máximo, porque não sei quando vai voltar a acontecer.

“Competir é o mais fácil, o difícil são os bastidores, o trabalho, a preparação, os treinos, os vídeos, a água fria, alongar é as massagens. Porque competir, eu podia competir até aos 50 anos, isso é que é o bom.”

  • A minha frase favorita desta entrevista, também em vendas o momento de estar com o cliente é o mais “fácil”, mas para esse momento correr bem temos muito trabalho anterior, de preparação, de conhecimento, de treino, de análise. O estar com o cliente é só consequência da preparação que fiz para esse mágico momento.

“Quando eu não estiver nervoso ou com medo de falhar é sinal que não estou a ligar nenhuma ao futebol.”

  • É como estar na venda consciente do detalhe, da atenção que tenho de dedicar a cada expressão, a cada palavra, a cada tom de voz. Confiante, mas consciente dos deslizes que estão a acontecer ou podem vir a acontecer e ter a capacidade de re-alinhar para o Sucesso.

“Não tenho dúvidas nenhumas que ele me faz melhor jogador e eu faço-o melhor jogador a ele” (em referência ao Messi) 

  • Ter concorrência é bom, é saudável se olharmos para ela com o intuito de nos melhorarmos a nós mesmos. Não devemos ser obcecados pelo que a concorrência faz, mas sentirmo-nos “picados” e com vontade de sermos melhores. 

Obrigado Ronaldo e TVI pela excelente partilha do que está por detrás de um Sucesso Mundial. Sim partilhar o conhecimento que temos é um técnica muito eficaz para termos ainda mais Sucesso em Vendas, partilhe o seu conhecimento com o cliente, estou certo que verá os resultados.

Para ver as entrevistas na integra clique aqui Parte 1, e aqui Parte 2.

Abraço e um fim de semana com muito Sucesso em família,

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