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Problemas com clientes? Como resolver para continuar a vender

A comunicação é fundamental no contacto humano, é através desta que entendemos e nos fazemos entender. Existem várias formas de comunicação e todas são importantes, no entanto, temos de saber usá-las a nosso favor.

Nós sabemos que no mundo das vendas estamos diariamente em contacto com outras pessoas e é essencial sermos os melhores a comunicar.

Apesar de existirem várias formas de comunicar, eu continuo sempre a defender a comunicação presencial e se não for possível, por voz. Acreditem em mim esta oferece muitas vantagens, nomeadamente quando o tema são problemas entre clientes e vendedores.

É verdade, muitas vezes nos relacionamentos comerciais surgem problemas ou mal entendidos, por exemplo, falha na entrega do produto, alteração de data de instalação do serviço, problemas de faturação… enfim, existem muitas situações de tensão que podem comprometer as vendas futuras, ou o relacionamento entre o cliente e o vendedor. Mas o problema principal não é o surgimento destas situações, mas sim a forma como são resolvidas.

Ao longo de toda a minha experiência a trabalhar com equipas comerciais, assisto muitas vezes a tentativas de resolução de situações delicadas através de email. NÃO! Os problemas não se resolvem por email é por voz! A melhor forma de resolver um problema é presencialmente, estar frente a frente com a pessoa, mas todos sabemos que isso nem sempre é possível, no limite telefonamos à pessoa e resolvemos o assunto!

Hoje vivemos numa era em que existem muitas formas de comunicar, podemos pegar no telemóvel e fazer uma chamada, temos as mensagens de texto, os emails, as mensagens de voz e cabe a nós escolher a forma como queremos comunicar com os nossos clientes.  Na minha perspetiva, falar por voz é essencial no mundo das vendas, a venda é feita de contacto humano, seja quando aparece um problema, quando quer fechar uma venda ou até mesmo quando se lembra do cliente e quer dar-lhe uma palavra. 

sucesso em vendas

Para mim  é fundamental usar a voz para resolver os problemas com o cliente porque:

 – Consegue-se criar uma relação com o cliente, a empatia é essencial no processo da venda, e quando queremos resolver alguma situação difícil ainda mais. Por email é extremamente difícil fazê-lo, por isso ou fale cara a cara com o cliente ou então ligue por voz, desta forma a ligação com o seu cliente é muito maior e o problema mais simples de resolver.

– Consegue entender mais facilmente quem está do outro lado e oferecer a solução mais adequada, é através do diálogo com o cliente que o consegue realmente perceber e oferecer-lhe a melhor solução! É muito mais fácil controlar a forma como o cliente recebe a sua comunicação se o fizer por voz, onde consegue ter o feedback direto do Cliente do que por email. Que impossibilita antecipar a forma como o cliente vai interpretar a mensagem. Por vezes cria-se um problema maior por se responder por email, do que se pegar no telefone e resolver.

– O Tom de voz e a expressão faz toda a diferença, porque é através do tom de voz que conseguimos entender quem está do outro lado e o que está a sentir. Muitas mensagens escritas são interpretadas de forma incorreta e isso pode ser evitado com um simples telefonema!

– Rentabiliza o seu tempo. Quantos emails ou mensagens precisa de trocar até ter o problema resolvido? Às vezes, sem percebermos perdemos mais tempo a resolver problemas que uma chamada de 5 minutos resolvia!

A forma como comunicamos é sem dúvida fulcral no mundo das vendas e espero que estas dicas o tenham ajudado a melhorar a forma como comunica com o seu cliente e resolve problemas. Não se esqueça, saia da sua zona de conforto e não tenha medo de falar com o cliente, o contacto humano é essencial na venda!

Caso queira melhorar as suas estratégias de Comunicação e Vendas preencha o formulário abaixo entraremos em contacto consigo de forma a ver como podemos ajudar. 

Abraço e boa semana com muita comunicação e Vendas,

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