Há pouco tempo tive uma experiência extraordinária num restaurante na Madeira, uma verdadeira lição de vendas, usando as emoções, que decidi partilhar hoje consigo.
Numa viagem de trabalho à Madeira, numa ida a um restaurante tradicional para saborear os sabores da ilha, e após terminar a refeição fui surpreendido pela empregada que chega com uma travessa com 8 opções de sobremesa e em vez de perguntar qual escolho, ela explica cada uma delas fazendo-me “saborear mentalmente” cada uma delas.
Parece um gesto simples, não é? Mas fez toda a diferença! Podia simplesmente ter perguntado “Quer alguma sobremesa?” e aí provavelmente a minha resposta seria “Não” mas ao trazer a travessa e para além de me mostrar as sobremesas, ainda as descreveu, mexeu com as minhas emoções e levou-me a tomar a decisão de a comprar.
Esta experiência fez-me relembrar de como o apelar às emoções dos clientes tem um impacto gigante nas vendas.
Mas afinal o que são Emoções?
Emoções são sensações físicas e emocionais provocadas por um sentimento ou um acontecimento. É a emoção que nos leva a agir e é algo muito pessoal que pode ser sentido por cada pessoa de forma diferente. Em muitas situações a emoção acaba mesmo por levar alguém a agir antes da parte racional.
Qual a importância da Emoção nas Vendas?
Como já partilhei consigo noutros artigos o relacionamento entre quem compra e quem vende tem passado por diversas mudanças, neste momento temos um consumidor muito mais bem informado e com muito mais opções de escolha e que pensa mais antes de comprar.
Vender não é tarefa fácil e é necessário diferenciar-se! Não basta apresentar as características do produto que está a vender mas é necessário criar um cenário na mente do comprador.
Se conseguir chegar à emoção do cliente, vender tornar-se-á muito mais fácil! E porquê? Veja o exemplo desta senhora que conheci na Madeira, que com uma atitude tão simples conseguiu levar-me a consumir um produto. Quando ela chegou com os doces deixou-me logo encantado e no final só perguntou qual é que prefere? Nem foi o que gostava, e porquê? Porque ela percebeu que à medida que ia falando o meu olhar acompanhava cada um dos doces e a minha expressão mudava.
Eu acredito que usar as emoções nas vendas funciona em quase todos os negócios! Mais do que falar de um produto é envolver o seu cliente, metê-lo a imaginar. Depois o que ele vai querer é concretizar esse desejo. O que esta senhora fez, deu algum trabalho adicional, mas foi diferente de chegar ao pé de mim e simplesmente perguntar se queria alguma sobremesa. E é isto que tem que fazer no seu negócio, colocar o cliente a sonhar!
Há diferentes formas de vender e pôr os clientes mais felizes e esta é sem dúvida uma delas, utilizar uma demonstração envolvente e conseguir captar a atenção do cliente, colocando-o a visualizar e a sonhar com o produto.
Convido-o a aplicar estes princípios e garanto-lhe que irá aumentar as suas vendas. A minha dica é mais do que falar das características do seu produto ou serviço demonstre-o, meta o cliente a sonhar e vai ver que vai acelerar as suas vendas.
Partilho consigo um vídeo onde pode conhecer esta vendedora de sobremesas e a sua técnica:
Gostava que fizessemos uma análise personalizada à sua equipa comercial de forma a melhorarem as suas técnicas de vendas? Preencha o formulário em baixo e nós entraremos em contacto.
Divirta-se e acima de tudo faça grandes shows de demonstrações!
Abraço,
INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?
Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.