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Vender mais usando as emoções

Há pouco tempo tive uma experiência extraordinária num restaurante na Madeira, uma verdadeira lição de vendas, usando as emoções, que decidi partilhar hoje consigo.

Numa viagem de trabalho à Madeira, numa ida a um restaurante tradicional para saborear os sabores da ilha, e após terminar a refeição fui surpreendido pela empregada que chega com uma travessa com 8 opções de sobremesa e em vez de perguntar qual escolho, ela explica cada uma delas fazendo-me “saborear mentalmente” cada uma delas.

Parece um gesto simples, não é? Mas fez toda a diferença! Podia simplesmente ter perguntado “Quer alguma sobremesa?” e aí provavelmente a minha resposta seria “Não” mas ao trazer a travessa e para além de me mostrar as sobremesas, ainda as descreveu, mexeu com as minhas emoções e levou-me a tomar a decisão de a comprar.

Esta experiência fez-me relembrar de como o apelar às emoções dos clientes tem um impacto gigante nas vendas.

Mas afinal o que são Emoções?

Emoções são sensações físicas e emocionais provocadas por um sentimento ou um acontecimento. É a emoção que nos leva a agir e é algo muito pessoal que pode ser sentido por cada pessoa de forma diferente. Em muitas situações a emoção acaba mesmo por levar alguém a agir antes da parte racional.

Qual a importância da Emoção nas Vendas?

Como já partilhei consigo noutros artigos o relacionamento entre quem compra e quem vende tem passado por diversas mudanças, neste momento temos um consumidor muito mais bem informado e com muito mais opções de escolha e que pensa mais antes de comprar.

Vender não é tarefa fácil e é necessário diferenciar-se! Não basta apresentar as características do produto que está a vender mas é necessário criar um cenário na mente do comprador.

Se conseguir chegar à emoção do cliente, vender tornar-se-á muito mais fácil! E porquê? Veja o exemplo desta senhora que conheci na Madeira, que com uma atitude tão simples conseguiu levar-me a consumir um produto. Quando ela chegou com os doces deixou-me logo encantado e no final só perguntou qual é que prefere? Nem foi o que gostava, e porquê? Porque ela percebeu que à medida que ia falando o meu olhar acompanhava cada um dos doces e a minha expressão mudava.

Eu acredito que usar as emoções nas vendas funciona em quase todos os negócios! Mais do que falar de um produto é envolver o seu cliente, metê-lo a imaginar. Depois o que ele vai querer é concretizar esse desejo. O que esta senhora fez, deu algum trabalho adicional, mas foi diferente de chegar ao pé de mim e simplesmente perguntar se queria alguma sobremesa. E é isto que tem que fazer no seu negócio, colocar o cliente a sonhar!

Há diferentes formas de vender e pôr os clientes mais felizes e esta é sem dúvida uma delas, utilizar uma demonstração envolvente e conseguir captar a atenção do cliente, colocando-o a visualizar e a sonhar com o produto.

Convido-o a aplicar estes princípios e garanto-lhe que irá aumentar as suas vendas. A minha dica é mais do que falar das características do seu produto ou serviço demonstre-o, meta o cliente a sonhar e vai ver que vai acelerar as suas vendas.

Partilho consigo um vídeo onde pode conhecer esta vendedora de sobremesas e a sua técnica:

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Divirta-se e acima de tudo faça grandes shows de demonstrações!

Abraço,

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