como-fazer-um-planeamento-de-sucesso-para-2020

Como fazer um Planeamento de Sucesso?

Se há uma coisa que é essencial é definir objetivos. Qualquer definição de objetivos implica ter um planeamento de forma a motivar a equipa para contribuir com os resultados.

Mas como traçar os seus objetivos e fazer um plano de ação de forma eficaz e que a sua equipa queira cumprir? Use o plano de ação 5W2H, que é uma metodologia de gestão muito eficaz criada para agilizar processos, organização e planeamento de tarefas para que elas sejam realmente cumpridas. Esta é a ferramenta ideal para construir o seu planeamento!

Mas o que é 5W2H?

É uma checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um plano. Corresponde às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

  • What? O que será feito?
  • Why? Porque será feito? Qual o benefício?
  • Where? Onde será feito?
  • Who? Quem será o responsável?
  • When? Quando será feito?
  • How? Como será feito?
  • How much? Quanto custará?

Ao responder a estas 7 perguntas vai ter todos os passos que o vão ajudar a ter um plano de ação eficaz. Depois de  toda a informação preenchida, deve partilhá-la para que todos os elementos do grupo de trabalho acompanhem o que foi definido e o que está a ser feito, tornando a comunicação mais ágil e eficiente.

Como aplico o 5W2H no meu dia a dia?

Deve ter claro em que atividade quer aplicar a ferramenta. Exemplo: “Como aumentar o valor médio de vendas dos meus Vendedores?”

Responder a todas as perguntas do 5w2H.

Elaborar uma tabela sobre tudo o que vai constar no plano de ação – exemplo:

Partilhar o plano de ação com todos os envolvido

Distribuir as tarefas por cada membro envolvido.

curso de vendas

Porque o 5W2H é assim tão importante?

O 5W2H ajuda muito na execução e sobretudo no controlo das tarefas da sua empresa, o que pode significar uma economia de tempo e recursos – afinal, quando bem implementado, as dúvidas dão lugar à produtividade. Porque tudo ficará muito mais claro, nomeadamente a contribuição de cada vendedor. Ou seja: os envolvidos em um projeto específico saberão exatamente o que fazer, quando, onde, de que forma, etc. E o resultado, além de economizar recursos, é o foco na Melhoria Contínua e na Estratégia da sua empresa.

Espero que estas dicas tenham sido úteis para melhorar o seu planeamento e alcançar o Sucesso em Vendas!

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.